Mercado de Matosinhos: diversidade e vitalidade num só espaço
A apenas dez minutos de carro do Vila Foz Hotel & Spa, o Mercado de Matosinhos é um ponto de atração obrigatório para quem visita a região. Trata-se de um edifício histórico da cidade e do concelho, que para além da arquitetura original e dos frescos, alberga restaurantes com uma oferta gastronómica variada. Inclui ainda uma incubadora de design e tornou-se um espaço de eventos, exposições e festivais. Conheça melhor este mercado emblemático!
Das origens do Mercado de Matosinhos até aos dias de hoje
O mercado de Matosinhos é uma local incontornável, tanto para a população local como para turistas e visitantes ocasionais, aliando tradição e modernidade num só espaço.
Inaugurado a 27 de maio de 1952, trata-se de uma referência da arquitetura moderna, da autoria do grupo ARS – Arquitetos: Fortunato Cabral, Morais Soares e Cunha Leão. Os painéis cerâmicos, na fachada norte do edifício, são da autoria de Américo Soares Braga.
A variedade e qualidade dos frescos – sobretudo produtos hortícolas, peixe e marisco – atrai os residentes desde sempre. Atualmente, o Mercado de Matosinhos reúne também lojas variadas como pronto a vestir, sapataria, café, mercearia, entre outras, e há também uma área específica dedicada à incubação de empresas de Design.
Apresenta também ótimas opções para comer e beber, desde bolos caseiros, sushi, comida italiana, até tábuas e vinhos, entre outros. Ainda existe a possibilidade de escolher na banca o peixe ou marisco que deseja consumir, deixar no restaurante Bistrô by Vila Foz - que irá abrir brevemente - para ser divinamente preparado e depois degustado por si no conforto do mesmo.
Para além disso, nos últimos anos, têm sido organizados vários eventos, nomeadamente uma Mostra de Cinema Gastronómico, exposição de fotografias, concertos e performances, workshops e laboratórios criativos.
Com a sua rica história, diversidade de produtos e ambiente vibrante, o Mercado de Matosinhos é um ponto de referência imperdível para quem visita a cidade. Seja para fazer compras, desfrutar de uma refeição deliciosa, ou simplesmente absorver a atmosfera única do local, o mercado nunca deixa de encantar e surpreender os seus visitantes.