A Nossa História

O Vila Foz Hotel & Spa nasce da vontade de revelar um outro rosto da cidade, de oferecer algo mais do que o Porto do rio, do que o Porto do centro histórico, do que o Porto dos monumentos. Este é o Porto do mar, da infinitude do Oceano Atlântico, do suave aroma da maresia, de magníficas esplanadas sobre a areia. Este é o Porto da Foz, um bairro tradicional da cidade que começou por ser um porto de pesca e que no século XIX se tornou na estância balnear dos habitantes da cidade e arredores, onde as famílias das classes mais abastadas construíram os seus Palacetes para passarem o verão e banharem-se nas águas terapêuticas, riquíssimas em iodo, das suas praias. Daqui até este se tornar o bairro mais nobre e distinto da cidade, foi um caminho curto. As casas de verão passaram a ser casas de habitação permanente e a Foz cresceu e desenvolveu-se paralelamente à cidade, com uma lógica reforçada de vida de bairro, onde subsiste um envolvente sentido de proximidade e afinidade entre os seus habitantes.

 

Inspirados neste passado recente e com vontade de partilhar algum deste glamour oitocentista com quem valoriza a história e a autenticidade dos lugares, o Hotel instalou-se numa destas mansões palacianas, na primeira linha de mar, naquela que é uma das mais emblemáticas avenidas da cidade, com o objetivo de aproximar a Foz de quem nos visita.

 

Sabíamos que para trazer valor a este projeto, respeitando a história e a integridade desta magnífica casa e do bairro onde se integra, mas ao mesmo tempo alargando a capacidade de alojamento da nossa unidade, teríamos que nos associar aos parceiros certos e fazer um trabalho exemplar. O projeto de arquitetura ficou a cargo do Gabinete Miguel Cardoso Arquitecto, para quem o desafio consistiu na projeção de um Hotel onde o presente nos remetesse para o passado, mas com a comodidade e a modernidade dos nossos dias. Mais, queríamos aprofundar a ligação entre o mar e o verde abundante das zonas ajardinadas, de forma a permitir uma experiência global de conforto, luz e natureza. Já o Design é assinado por Nini Andrade Silva, designer de interiores de prestígio internacional, com obras um pouco por todo o mundo, assegurando o respeito pela época arquitetónica do Palacete de finais do século XIX, mas imprimindo-lhe uma contemporaneidade arrojada e mantendo os seus habituais elevados padrões de requinte.

 

Assim, construímos um novo edifício, inspirado em linhas simples, criando uma harmonia perfeita entre os dois estilos. Construído em betão armado e finalizado com gesso e vidro, recebe as texturas e elementos arquitetónicos do Palacete através de uma passagem interior, que vai revelando gradualmente uma transformação para linhas contemporâneas. Harmoniosamente integrado no espaço, com a discrição pretendida, a leveza dos materiais e a transparência do vidro falam bem com o azul imenso dos céus abertos e do mar sem fim, enquanto reforçam a sensação de o trazermos para ainda mais perto de nós. Ao lado do edifício, destaque para um Metrosidero que faz parte da história destes jardins, uma espécie protegida típica desta zona da cidade, que fez com que todo o projeto de arquitetura tivesse que ser desenhado à volta desta árvore centenária.

 

Nasce assim o Vila Foz Hotel & Spa, um refúgio de bem-estar e conforto a poucos minutos de distância da cidade que fervilha. Um desafio abraçado que já sentimos ser um desafio ganho. E sobretudo, um privilégio que estamos muito felizes por partilhar.

 

Esta é a história de como foi chegar até aqui. O resto da história é consigo que a vamos contar.